sexta-feira, janeiro 18, 2008

os habitantes da cidade 8

Um dos livros mais emocionantes na literatura Mocambicana é " O regresso do morto", do escritor e professor Suleiman Cassamo. Quando leio sobre o Quenia, sou obrigado a fazer uma viagem aos textos deste escritor, pela dose de humor e ficcao que este escritor atribui as nossas relacoes humanas no quotidiano de fazer um pais. E o Quenia, vai regressar "morto"? ou vive como alguem que foi esquecido pelo tempo e que deixou-se esquecer na distancia da historia e de busca de sobrevivencia?. Magaiça nao sao so as pessoas, mas os paises tambem.
Leia aqui sobre o tema da actualidade em Africa: Quenia. texto de Mukoma Wa Ngugi, publicado na revista chimurenga, onde colaboro ha muitos anos.

7 comentários:

tugas disse...

Diria eu que Magaiça é a VIDA….que seria da vida Magaiça…não teríamos muito que contar aos nossos netos …..

Aguiar disse...

interessante a visao de Mukoma Wa Ngugi. mto interessante, mecanismos de regulaçao e reglmentaçao frageis, em certos casos, ausentes, mesmo, consequentemente, no centro da democracia estao vontades individuais, digamos...

Bayano Valy disse...

sempre nos recordando dos nossos. a viagem no chapa é interessante por isso mesmo. lafamba chapa

chapa100 disse...

pota! magaica, resulta de um homem que se constroi, o melhor texto que caracteriza um magaica, em minha opiniao, foi escrito pela noemia de sousa em 1950. lembro me que com cardoso lhongo chegamos a pensar em um monologo, com este poema. vou vasculha-lo. e na minha visita a braga, vamos palhar juntos.

chapa100 disse...

aguiar e bayano! sim interessante o ponto de vista do ngugi. e como diz o elton, temos que estar de olho.

mãos disse...

Ok Matine...aguardo.
Temos que palhar.
Sacudir e pedi proteccao para qe nao sejamos vitomas dos abutres ue sobrevoam a area....

Um abraco

mãos disse...

Ok Matine...aguardo.
Temos que palhar.
Sacudir e pedir proteccao para que nao sejamos vitimas dos abutres que sobrevoam a area....

Um abraco