quarta-feira, janeiro 16, 2008

la famba bicha 21 - perguntar para perguntar



"Cheias no centro do país Consumou-se o drama!

O PROGNÓSTICO meteorológico efectuado em Setembro pela SARCOF, uma entidade regional de análise e previsão do tempo, já antevia para a época chuvosa 2007/2008 a ocorrência, no geral, de chuvas acima do normal entre Outubro e Março. Para o caso do nosso país, este indicativo era incidente para o centro durante este período e para Maputo, o norte durante o presente trimestre". Quarta-Feira, 16 de Janeiro de 2008:: Notícias

Quantas perguntas deviam ser construidas com este lead? alguem tem respostas para tantas duvidas?  porque tudo faz parte deste exercicio de perguntar por perguntar, um pais afunda-se, na leveza das perguntas.  

6 comentários:

Aguiar disse...

Ola Chapa100. A culpa a existir seria mesmo de tantas perguntas? Sao as perguntas um problema? la esta, mais perguntas! Incomodam? e porque incomodam? As perguntas ou os pensamentos subjacentes? "O pais afunda-se na leveza das perguntas ou sera que o pais se afunda no espaço entre as perguntas e a (in)acçao? Enfim voltamos ao principio, perguntas...

Anónimo disse...

ola jorge! levei bastante tempo p escrever neste teu chapa100, sou daquelas que so fica esperando na paragem. tens um blog muito bonito, afinal. aqui de pemba tentando quando possivel ler os blogs. sou agronoma, mas uma amiga minha da saude disse que estiveste ca, pena nao ter falado contigo. e o pior disseram-me que estiveste ca com moreira chonguiça.
fica bem e volta logo a pemba

helena

Elísio Macamo disse...

olá iolanda, interessantes perguntas. mostram uma coisa que demora a fazer escola: com perguntas ganhamos mais mundos. jorge, talvez o país se afunda no peso do silêncio que se segue às (poucas) perguntas feitas...

chapa100 disse...

iolanda entre a pergunta e accao, devia reinar um intervalo de perguntas que interpelam a necessidade da accao. mas tambem perguntar tambem significa accao, questionar sobre algo. tenho a percepcao que a fisica trouxe o paradigma da accao, do movimento, da forca, que talvez influenciou o pensamento de muita gente.
Elisio! gostei do teu talvez, "o peso" das perguntas pode "ditar" o tempo do silencio. so perguntas...

Aguiar disse...

Caro Chapa, Caro Prof Macamo, força é igual a massa vezes aceleração. Dizem. Aceleração requer uma intenção. A intençao de movimento. Mudança. A intenção de fazer um gesto. Vontade. Um gesto sera acção? O silencio petrificado no tempo sera acção?

Elísio Macamo disse...

boas perguntas, iolanda. de física entendo pouco. contudo, diria que a aceleração requer uma intenção sim, mas ela pode ocorrer também sem intenção. e a intenção pode ser de movimento, mas também de movimento rápido ou de chegada rápida, ou de ostentação, etc. se gesto é acção? acho que sim. intencional? não sei. é a distinção que weber faz entre acção e acção social. o silêncio petrificado no tempo será acção? depende. se for intencional. quem cala consente, logo, age. ou como diz o chapa100, o peso da pergunta pode ditar o tempo do silêncio. silêncio por estar ainda a pensar. bom dia!