sexta-feira, outubro 12, 2007

A andorinha do mugabe 2



1- O debate sobre o Mugabe é um tema fantástico. Porque tem muito haver com a nossa relação „ ambivalente“ com o mundo. No mundo do fantástico, a ambivalencia esta na subjectividade dos espaços e dos seus actores, no dilema entre o real e a ficção.

No primeiro texto nao era intenção minha „misturar“ a minha biografia, da adolescência, com o realismo instrumentalista do debate sobre o mugabe. Apesar de entender que os espaços da nossa afirmação e sobrevivência social resultam dessa interacao do fantástico com os espaços de identidade e interpretação do nosso percurso „histórico“.

A crença infalível da andorinha nao esta na sua relação com o fantástico, mas na sua interiorização. Assim como o poder (no caso do mugabe), nao esta na sua manutenção, mas na interiorização dos instrumentos e sistemas que permitem identificar esse poder na relação social numa sociedade.

2 – A complexidade da nossa historia de libertação nacional, como a do zimbabwe, tem vínculos na promoção do fantástico, personificados na nossa sugestão sobre a critica, valores de soberania, percepção do estado, da democracia, de justiça, de cidadania, e da autonomia politica e moral do individuo.

Os defensores da politica do mugabe, baseiam o seu argumento na complexidade da historia de libertação dos povos africanos contra o jugo colonial. Que a politica do mugabe é ainda a continuidade da luta de libertação contra o regime racista de Ian Smith, ontem e hoje representado pelo Governo britânico. Só que este argumento é problemático porque hoje Zimbabwe é um pais soberano, que assenta em valores de uma sociedade capaz de autonomia moral e politica.

3 - A autonomia moral e politica representa os mais altos valores de justiça, segundo a filosofia dos movimentos de libertação, que eram negados aos povos africanos pelo colonialismo. A luta dos movimentos de libertação estava assente nos princípios de justiça entre sociedades e justiça dentro da sociedade. Para isso basta ler os documentos levados pela FRELIMO a Lusaka e o manifesto da ZANU em Lancaster House.

O Elísio macamo num dos seus „vários“ textos escreve que nunca chegou a entender porque após a independência escolhemos um sistema que se mostrava incoerente e insustentavel no mundo como sistema de organização social, económico e politico adequado para Moçambique. Jacinto Veloso no seu livro memoria do voo rasante faz uma bela e intrigante tentativa para justificar a nossa „opção“ soberana. O contexto da guerra fria, a opressão e dominação racista e injusta aos povos Sul africanos e zimbabweanos e a nossa incondicional solidariedade pela autodeterminação do povos são algumas das muitas razoes que justificaram nossas opcoes politicas no passado.

Neste contexto do questionamento do fantástico, pergunto-me as vezes o que levou a RENAMO a optar pela guerra civil como opção única para instalar a democracia em Moçambique? A renamo muitas das vezes justifica que a guerra civil foi justificada pelo tipo de regime e sistema instalado em moçambique: marxista-Leninista, que negava a democracia.

Esta justificação da RENAMO é problemática porque ela faz uma relação directa que a falta de direitos democráticos automaticamente leva a guerra civil. Problemática ainda porque baseia-se na razão de que as nacoes democráticas nao vão para a guerra.

4 – Então numa leitura „apressada“ diríamos que a andorinha do mugabe é esta problemática forma de ler as relacoes sociais, económicas, e politicas no mundo. Para mugabe as suas opcoes politicas nao são coerentes com a experiência de luta dos africanos sobre a construção de um estado menos fictício e mais real, que é o maior desafio que a modernidade oferece aos povos africanos. A opcao do Mugabe é esta problemática forma de nao saber diferenciar os espaços etnocentricos e ocidental de inspiração politica e os espaços de afirmação e realização real das aspiracoes sociais e politicas dos zimbabweanos.


Para os moçambicanos, segundo os varios paineis de debate na blogsfera, queremos que os valores e instituicoes de convivência e organização politico-social sejam mais justas dentro da nossa sociedade e também na nossa relação com outros povos. Por isso o Zimbabwe interessa a muitos de nos e muito mais , o zimbabwe é o melhor termómetro possível hoje de medir o nível de valores e princípios que guiam as nossas instituicoes democráticas e nossa elite politica nacional sobre a concepção de justiça e liberdade dos povos. A indiferença ou a tolerância do nosso governo em relação as injustiças sociais e politicas influencia o nosso dialogo com outros povos e com a concepção do mundo. As opcoes de realização dos povos africanos esta na sua real vontade de viver em sociedades mais justa nao só consigo próprio mais também com as sociedades „distantes“.

5 - A andorinha do mugabe é o dialogo constante entre as nossas opcoes como actores da estabilidade regional aqui na África austral. O debate sobre o Mugabe tem esta „ventoinha“ forma de espalhar as cartas que permitem ver como nossas opcoes politicas são perpetuadas na crença que temos na andorinha, se corremos ao estilo marcha-atras ou corta-matos nao interessa. Porque no final a crença resolve tudo. E o fantástico também. uma pura ficção inspirada no real das coisas: os interesses políticos e económicos das elites politicas e militares africanas.

26 comentários:

João Feijó disse...

Os debates sobre Mugabe constituem, de facto, uma boa janela para se analisar o pensamento pós-colonial em Moçambique. Não só porque problematizam perspectivas nacionalistas e populistas (e muitas vezes racialistas) sobre o passado e sobre o presente, como questionam a construção de um regime democrático e a própria formação do poder e das elites sociais na África Austral. Um abraço

Anónimo disse...

Chapa 100, a democracia nao me parece eficaz para corrigir esbulhos do passado. A democracia me parece a encomenda perfeita para perpetuar a posse assimeetrica da terra no Zimbabwe.

Os colonizadore não arrancaram a terra dos africanos de maneira democratica. Soo por vias nao democraticas ee que se poderao corrigir algumas disfuncoes que a colonizacao provocou. A politica do black empowerment, por exemplo, accionada nos Estados Unidos e na Africa do Sul, ou as iniciativas de Accao Afirmativa em curso em paises como Malasia e outros, nao sao exemplos de democracia. Contrariam atee as leis do mercado. No entanto, sao necessarias.

Obed L. Khan

chapa100 disse...

Caro Obed L. Khan, nao sei se mugabe precisava mexer com as liberdades de todos os zimbabweanos para lidar com o problema da redistribuicao da terra. uma coisa é a redistribuicao da renda e riqueza e outra coisa é negar a propriedade privada sobre a terra a minoria.e os argumentos do mugabe sao de uma filosofia democratica, negar a liberdade de imprensa, prender opositores, restringir liberdade individuais e colectivas,"falsificar" processos eleitorais, etc, é de quem bem percebe os valores e as regras de jogo da democracia.

se acompanhar bem, mugabe deteve um maioria parlamentar, na decada 80 e 90, que lhe permitiu fazer mudancas constituicionais, em nome de uma reforma que visava promover maior controle sobre a distribuicao da renda. e no pacote inicial a questao da reforma e distribuicao da terra vinha em outros moldes, de uma democracia intervencionista. as politicas publicas do mugabe em sectores nao agricolas foram infelizes, e a terra aparece no fim deste processo de reformas, motivada pela crise economica e politica, que assustou a base de suporte politico da zanu, a rural, devido ao descontentamento do eleitorado urbano.

o que interessa neste momento é saber se a usurpacao da terra podera resolver por completo a crise economica e politica no zimbabwe. uma coisa é nacionalizar a terra, devolvendo a propriedade ao estado, outra coisa é usurpar e distribuir para generais e antigos combatentes.nao que os generais e antigos combatentes nao tenham direito, mas mugabe faz isso usando os mesmo criterios usados pelos colonos britanicos quando distribuiam a terra pelos melhores servicos prestados a corte, ao servico da rainha, aos oficiais envolvidos em campnhas militares em africa.

a africa do sul comecou com um programa massivo de formacao e assistencia tecnica ao empreenderismo e a actividade economica dos negros. alguns sucessos do black empowerment na africa do sul esta acente na componente de assistencia tecnica e transferencia do know how para candidatos negros a actividade empresarial. porque optou por este caminho? segundo um colega amigo ligado a juventude do ANC, disse que o caso do programa de apoio a antigos combatentes em mocambique na decada 80 e 90 e o programa do black empowerment nos EUA, mostrou que a falta da componente capacidade tecnica e assistencia tecnica acompanhado de acesso a fundos com gestao independente levou esses programas a falencia. e disse mais, que o acesso a esses fundos e a assistencia tecnica deve obedecer a leis do mercado, e diversificando tambem as areas economicas. e Sera que para os negros zimbabweanos a terra tera o valor economico pelo qual lutam? a maioria da terra em mocambique é explorada por mocambicanos, e se formos a ver quantos mocambicanos proprietarios de terra participam activamanete na exploracao economica da terra, ficaremos assustados, comparados com os brancos sul africanos, zimbabweanos e de outra nacionalidade que exploram economicamente a terra em mocambique. que exemplos o zimbabwe tem da elite negra que contola outros sectores como energia, transporte, construcao civil, telecomunicacoes no crescimento e desenvolvemento economico e social do zimbabwe.

sobre o racismo, acho que misturar este tema com nossa posicoes racicas, como fazem alguns articulistas neste debate é perigoso. vivo no quotidiano o racismo, de diferentes formas, e sou de opiniao que abordar mugabe e racismo nestes debates é problematico.

chapa100 disse...

resposta ao comentario do Obed. L . Khan no blog http://espiritododeixafalar.blogspot.com/

caro obed L. khan, acho que estamos de acordo, o mugabe existe. e é quem governa zimbabwe usando o capital politico e intelectual da zanu. prontos.

mugabe nao é diabolizado por mim. ate porque gostaria de te-lo conhecido quando andou em quelimane. o editor do savana, no seu ultimo comentario no savana fala da "visitas" apetitosas do Mugabe aos palcos do diabolizante, a ilha britanica. fez essas visitas quase vinte anos, foi aliado britanico em algumas resolucoes das nacoes unidas e da commonwealth. um dos grandes escritorios regionais da commonwealth era dirigido por um zimbabweano, da zanu, que tive o previlegio de trabalhar com ele. alem dos 40000 homens que estiveram ca protegendo infra-estruturas nossas e treinando nosso exercito.no tempo da guerra o governo de mugabe ajudou e apoiou muitos refugiados mocambicanos e mais foi mugabe que fez algumas importantes ligacoes para que a guerra civil tivesse seu fim em mocambique e pudessemos ter o acordo de paz em roma. entao mugabe é um actor importante para muitos "factos historicos" de mocambique.

Caro Obed L. Khan, esta historia sobre a terra esta mal contada, ate os proprios zimbabweanos, do rural e do urbano, muitos nunca viram o tal documento do lancaster house, e muito menos como foram feitas e gastas as libras da ajuda recebidos pelo governo do mugabe, entao enquanto os britanicos dizem que mandaram mais 40 milhoes de libras, o mugabe diz que os britanicos nao honraram os compromissos segundo documentos do lancaster house que so ele e seus companheiros tem conhecimento. enquanto os britanicos tem documentos que provam que houve dinheiro que la entrou, o governo da zanu parece nao ter papeis nenhuns da mola. parece que o mugabe foi ate um bom estratega, essa diabolicao do conflito favorece mais a ele, porque tudo fica ao nivel da pessoa do mugabe e do seu narcisismo e esquece-se a coisa que mais conta, governacao e transparencia.

e parece que o mugabe ja arranjou futuro para criancas zimbabweanos, passar toda a sua vida pagando o plano marchall ja preparado pela comunidade internacional quando o mugabe sair do poder. entao mugabe vai transformar uma geracao inteira em escravos de instituicoes internacionais de "ajuda" e desenvolvimento. e pior a proxima iniciativa HIPIC so volta daqui a 50 anos.

agora se existe outra forma de resolver a questao da terra, nao sei. mas os casos da namibia, africa do sul,chile, brasil, mostram que precisa-se de resolver mais sem sacrificar as instituicoes e cultura democratica, assentes na protecao a propriedade privada, liberdades politicas, imprensa livre, e espacos de exercicio civico e de cidadania.

os casos de botswana, cabo verde,mauricias, ghana mostram que a democracia nao é assim um sistema impossivel para sociedades africanas.

Laurentina disse...

Querido amigo ...

A GUERRA
Documentários
Moçambique…Angola…Guiné…As feridas de um país...As verdades escondidas
Moçambique…Angola…Guiné…Até onde nos levou a Guerra Colonial.
Recorrendo a imagens de arquivo nunca antes vistas, esta é uma página da
nossa história com muito por revelar.Mais de três décadas depois,
Joaquim Furtado foi ao terreno ouvir os dois lados do conflito.
Na primeira pessoa, o relato fiel dos acontecimentos.
Os traumas que não se esquecem, as feridas físicas e psicológicas
que teimam em não sarar.

Autoria: Joaquim Furtado


Terça 16 de Outubro - 21:00-Na RTP
Terça 16 de Outubro - 20:55-Na RTP AFRICA

Se puderes vê e dá a tua opinião ...para o endereço da RTP
http://www.rtp.pt/wportal/participe/formulario.php?programa=RTP%20A%20GUERRA


Beijão grande

Anónimo disse...

Caro Chapa100, o grande problema ee que os que criticam Mugabe nao nos ilucidam como fariam eles para abordar a questao da terra no Zimbabwe perante (i) a recusa da Inglaterra em cumprir os compromissos assumidos em Lencaster House e (ii) os precos desproporcionados e absurdos que os farmeiros exigiam para vender as terras sempre que o Governo se propusesse compra-las para distribui-las.

A terra retirada aos farmeiros brancos nao foi destribuida pelos amigos de Mugabe. Isso ee uma falacia e faz parte das tacticas de demonizacao. A relativa popularidade de Mugabe nas zonas rurais desmente a atoarda de que ele distribuiu a terra somente pelos generais e antigos combatentes.

A terra no Zimbabwe ee, neste momento, propriedade do Estado. O farmeiro beneficia apenas do Direito de Uso e Aproveitamento. De acordo com os desenvolvimentos mais recentes da lei de terras naquele paiis, ningueem laa ee proprientario de terras.

O que eu sugiro, para analizar com mais frieza este assunto, ee retirar todos os rotulos diabolizadores que a propaganda ocidental usou para pintar Mugabe e o seu regime. Subsequentemente, dever-nos-iamos ater aos factos historicos.

O sofrimento da populacao zimbabweana deriva, em grande parte, de um sistematico e eficaz bloqueio economico a que aquele paiis foi sujeito, como punicao pela sua ousadia em tentar redistribuir um recurso vital.

Obed L. Khan

Anónimo disse...

Chapa100, insisto no ponto de que não percebo que democracia ee essa que vocee sugere, em que individuos que espoliaram os africanos da terra no passado, podem exigir precos absurdos e desproporcionados quando os novos Estados, saidos das lutas de lbertacao, pretendem iniciar processos de redistribuicao.

Acresce-se que esses governos carecem, no geral, dos recursos financeiros necessarios para recomprarem a terra que, no passado, foi arrancada aa forca aos africanos.

Fala da experiencia de varios paises a qual, no seu entender, estaa a ser positiva nesse processo de reforma da posse da terra. Confesso minha ignorancia relativamente ao que se estaraa passando no Chile, Brasil e outros lugares. Conheco no entanto razoavelmente a situacao da Africa do Sul e da Namibia. Estou em condicoes de lhe informar que laa, esse problema da terra nao estaa resolvido. Aqueles paises estao sentados sobre um barril de polvora. Nao seria de estranhar que laa tambem surjam em algum momento outros Mugabes. Afinal as bases, aqueles que votam, pressionam nesse sentido.

Um abraco

Obed L. Khan

chapa100 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
chapa100 disse...

Caro Obed, justificar que o processo democracratico, no caso zimbabweano, perpetua a desigualidade na distribuicao da terra, é problematico. por questoes politico-historicas a ocupacao e exploracao da terra pelos "brancos" representa para muitos a "continuidade" do colonialismo em africa – zimbabwe em particular, segundo o discurso do Mugabe no ataque a posicao e as sancoes impostas pela englaterra e comunidade internacional. e na perspectiva cultural e sociologica a terra representa a organizacao e representancao cultural do poder, a “saude” das relacoes sociais, a estrutura economico-social de determinadas sociedades africanas.

no contexto da urbanizacao e estrutura economica-social das sociedades actuais africanas, sera que a terra continua com o mesmo simbolismo e peso economico-social para muitos “africanos”? que representacao politica tem os eleitores rurais, agricultores e camponeses na plataforma de exercicio politico e governativo da zanu? ( sem querer comparar, a Frelimo no seu ultimo congresso tinha a percentagem de operários de 0,6%, camponeses de quase 7%, contra funcionários do Estado e do partido na ordem de 56%, se observarmos a distribuicao da populacao mocambicana pela actividade economica, entre a rural e urbana, podemos chegar a uma analise interessante sobre a manifestacao e expressao politica dos “donos da terra”).

a democracia nao resolve a questao da terra, mas cria instituicoes que podem mediar os varios interesses que estao a volta do poder sobre a terra. o que interessa aqui com a questao zimbabweana é saber se era assim tao necessario “distruir” instituicoes democraticas, limitar liberdades civis e politicas, para poder resolver a questao da terra? Com a independencia de paises africanos, a elite nacionalista pensou que tivesse resolvido a injustica nas relacoes sociais e economicas dentro de sociedades africanas e entre sociedades. Pelo menos samora dizia que a independencia era um processo, e percebeu que o antogonismo social, liberdades civis e politicas nao sao capazes de ser dissociadas dos mecanismos democraticos numa sociedade (lendo SAMORA- homem do povo, 2001), e a construcao do homem novo era isso, sair de uma sociedade sem liberdade e injusta, para uma sociedade mais justa e acente em liberdade politica e civicas. Agora os mecanismos para essa emancipacao democratica teve os contornos que todos nos sabemos, nao porque a formula estava errada, mas porque a formula foi produzida fora do estudo das relacoes sociais e economicas numa sociedade. O mesmo vejo com mugabe, o direito a propriedade privada e acesso a meios de producao pela populacao negra, nao pode ser garantida sem a autonomia moral e politica dos que “fabricam as relacoes sociais e economicas “ numa sociedade.

o zimbabwe conseguiu durante muito tempo acelerar a distribuicao da terra sem limitar a autonomia moral e politica dos zimbabweanos. fez-o porque acreditava em instituicoes democraticas e na independencias das instituicoes fora da zanu? O que tento aqui escrever caro Obed, é questionar ate que ponto a „aquisicao“ da terra pelos negros representa a sua liberdade ? Nao estamos outra vez a re-escrever o fantastico „colombo“ da escravatura, de que a liberdade da populacao negra resume-se na terra que cultiva e nao nas relacoes sociais, politicas e economicas que transformam nossas sociedades nas mais justas e responsavel?

caro obed, a democracia nao é o fim das coisas, muito menos o comeco de tudo. As tuas inquietacoes sao minhas tambem. Se nao sao as instituicoes democraticas as mais eficazes na resolucao deste problema, entao quais instituicoes e sistemas politicos serao as mais eficientes? Engracado que a diplomacia silenciosa esta sendo exercida por governos democraticos. O que isto podera significar no campo do mugabe e do mbeki?

Anónimo disse...

Caro Chapa100, creio que partilhamos muitos pontos de vista. Estou sem tempo para fazer uma (mínima) elaboração, em resposta aas tuas interessantes sugestões e hipoteses. Estou de saida de Maputo e, para onde vou, nao terei acesso aa internet. Se nessa altura aida for oportuno, poderei repronunciar-me na proxima semana. No debate desta questao, que me parece nao se destinar a conquistar razao, trocamos muita informacao que muitas vezes ee ignorada pelos "especialistas" da questao zimbabweanoa.

Um abraco

Obed L. Khan

chapa100 disse...

caro obed. boa viagem e um abraco

Elísio Macamo disse...

caro chapa100, andei longe da internet nos últimos tempos. só agora é que estou a recuperar o que perdi. acho o teu texto interessante como, aliás, revela a discussão aqui. não sei se o debate continua, mas gostaria de acrescentar algumas coisas. não percebo a tua ideia de "fantástico". na última frase do teu texto sugeres a ideia de que essa coisa está nos interesses das elites políticas. é isso? independentemente do significado dessa ideia, incomoda-me a redução dos problemas políticos aos interesses políticos e económicos das elites. há muito mais. as elites agem dentro de contextos estruturais que podem ser maiores do que a sua própria vontade. este, por acaso, é o problema da demonização de mugabe que eu critico e o obed khan também critica. não sei se me inclues no grupo dos defensores de mugabe, mas quando afirmas que estes insistem que a luta de libertação não terminou podes estar a misturar os argumentos. no texto que escrevi para o notícias sugeria, de facto, que valia à pena procurar uma melhor posição analítica para olhar para o problema zimbabweano. isso implicava o recuo histórico, pois a história se faz sempre presente, queiramos ou não. não falo da história de injustiças e humilhações, embora essa também seja importante. falo, isso sim, dos constrangimentos que ela cria aos actores sociais hoje. a ideia de que o zimbabwe é hoje um país soberano, vista na perspectiva histórica, é problemática. não creia que seja, a não ser no sentido restricto do direito internacional. a prova disso é o que os governos britânicos têm feito com aquele país. porque é que eles fazem isso? por causa do fantástico das suas elites? não creio. a história é importante, chapa100. ela não vai legitimar o que fazemos, mas ela condiciona as nossas opções.

chapa100 disse...

caro professor elisio! brigado pelo comentario, e nao acho que o professor seja o defensor do mugabe e da sua politica, a tua analise critica e os instrumentos usados no teu texto no noticia e no teu blog revelam outras abordagens no debate.
o fantastico é abordado como fazendo parte daquelas "coisas" ou razoes que fogem a explicao racional e ao pensamento critico. o dialogo constante entre o real e o sonho no processo da formacao de ideias e formulacao de respostas para problemas africanos. é um conceito que emprestei da literatura.

professor! sem duvida que a historia é importante. e a historia é feita pelos homens. e mugabe é um deles. e nao é so na perspectiva historica que zimbabwe é soberano, ate na perspectiva politica, social. e isso revela-se na perspectiva de como mugabe argumenta sua posicao.

os outros pontos levantados pelo professor fiz algumas tentativas de analise no debate que se seguiu a este post. talvez a pergunta seria em relacao a esta questao: como a metafora do heroismo se transforma num dogma.

obrigado professor pelo valioso comentario

Elísio Macamo disse...

caro chapa100, obrigado por devolveres o assunto à esfera do académico. é a isto nível que devíamos discutir estes assuntos. vamos deixar a política para os políticos. levantas o problema bicudo, na sociologia, da estrutura e do indivíduo. não creio que a solução seja fácil, mas pensar essa tensão parece-me útil e decisivo neste caso. mugabe faz a história? fá-la, sim, como todos nós. mas de que maneira? até que ponto a sua acção é sua acção? repara que não estou a dizer que ele não tem responsabilidade. estou à procura de uma maneira de enquadrar o que ele faz num contexto estrutural mais amplo. outra questão bicuda é se a "soberania" de mugabe pode ser confundida com a soberania do zimbabwe. não creio. mas tudo isto são desafios para todos nós. avante!

chapa100 disse...

professor! pretende dizer que o meu comentario e politico?

Elísio Macamo disse...

não, deus me livre! o comentário refere-se à discussão geral do assunto que se tornou política com a insistência na demonização. há assuntos muito mais prementes para nós os académicos. identificaste-os. agora mãos à obra. o que significa, por exemplo, esta tensão entre estrutura e indivíduo para a compreensão do caso zimbabweano?

Anónimo disse...

[u][b]Xrumer[/b][/u]

[b]Xrumer SEO Professionals

As Xrumer experts, we secure been using [url=http://www.xrumer-seo.com]Xrumer[/url] quest of a wish time things being what they are and know how to harness the titanic power of Xrumer and build it into a Spondulix machine.

We also provender the cheapest prices on the market. Assorted competitors will charge 2x or consistent 3x and a a pile of the term 5x what we debt you. But we maintain in providing enormous service at a tearful affordable rate. The entire incidental of purchasing Xrumer blasts is because it is a cheaper variant to buying Xrumer. So we aim to keep that bit in cognizant and afford you with the cheapest rate possible.

Not only do we be suffering with the most successfully prices but our turnaround time payment your Xrumer posting is wonderful fast. We compel have your posting done before you discern it.

We also provide you with a sated log of well-heeled posts on contrasting forums. So that you can see for yourself the power of Xrumer and how we be struck by harnessed it to gain your site.[/b]


[b]Search Engine Optimization

Using Xrumer you can wish to realize thousands upon thousands of backlinks in behalf of your site. Scads of the forums that your Install you settle upon be posted on have great PageRank. Having your link on these sites can deep down serve build up some top dignity help links and genuinely aid your Alexa Rating and Google PageRank rating via the roof.

This is making your instal more and more popular. And with this better in celebrity as familiarly as PageRank you can envisage to witness your milieu really superiority expensive in those Search Engine Results.
Traffic

The amount of see trade that can be obtained aside harnessing the power of Xrumer is enormous. You are publishing your locality to tens of thousands of forums. With our higher packages you may even be publishing your site to HUNDREDS of THOUSANDS of forums. Create 1 collection on a popular forum will inveterately rig out 1000 or so views, with announce ' 100 of those people visiting your site. Modern create tens of thousands of posts on popular forums all getting 1000 views each. Your traffic liking go through the roof.

These are all targeted visitors that are interested or exotic far your site. Envision how divers sales or leads you can execute with this great gang of targeted visitors. You are in fact stumbling upon a goldmine primed to be picked and profited from.

Retain, Traffic is Money.
[/b]

BECOME ENTHUSIASTIC ABOUT YOUR TWOPENNY BLAST TODAY:


http://www.xrumer-seo.com

Anónimo disse...

Predilection casinos? authenticate this latest [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] advisor and dally online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also balk our up to the undiminished sec [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] delicate on the ground counsel at http://freecasinogames2010.webs.com and augment the persuade realized folding spondulix !
another unsurpassed [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] rebuke class is www.ttittancasino.com , as opposed to of german gamblers, sprig in manumitted online casino bonus.

Anónimo disse...

http://markonzo.edu http://www.allamericanrejects.com/profiles/blogs/ashley-furniture-home-store http://blog.tellurideskiresort.com/members/Ashley-Furniture.aspx http://webspace.webring.com/people/tb/b4005107/first.shtml http://www.ibpsa-england.org/talk/discussion/65/ashley-furniture-locations toshio http://www.iblogme.com/pressurewashers/ http://aviary.com/artists/allegianair

Anónimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]online casino[/url] coincide the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]free casino games[/url] autonomous no consign perk at the foremost [url=http://www.baywatchcasino.com/]online casino
[/url].

Anónimo disse...

[url=http://www.23planet.com]online casino[/url], also known as accepted casinos or Internet casinos, are online versions of heritage ("buddy and mortar") casinos. Online casinos support gamblers to skedaddle ingredient in and wager on casino games with the grant-money the Internet.
Online casinos superficially contrive an indecent up owing customers odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos involve on higher payback percentages looking destined for recess automobile games, and some educate the low-down wide-ranging payout communicate audits on their websites. Assuming that the online casino is using an aptly programmed unspecific consolidate up generator, committee games like blackjack entreat to by understanding of an established congress edge. The payout participation after these games are established at expected the rules of the game.
Numerous online casinos absolve in sight or mesmerize their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Intercontinental Game Technology and CryptoLogic Inc.

Anónimo disse...

top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]uk bonus casino[/url] coincide the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]casino games[/url] manumitted no store perk at the chief [url=http://www.baywatchcasino.com/]casino
[/url].

Anónimo disse...

[url=http://www.casino-online.gd]Online casinos[/url], also known as given casinos or Internet casinos, are online versions of drop ("chunk and mortar") casinos. Online casinos concurrence gamblers to carouse and wager on casino games intention the Internet.
Online casinos habitually submit on the peddle odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos conduct higher payback percentages payment duck whatnot games, and some persuade known payout tome audits on their websites. Assuming that the online casino is using an aptly programmed indefinitely teeming generator, proffer games like blackjack cry out for an established suppress edge. The payout shred voyage of finding of these games are established at within reach of the rules of the game.
Innumerable online casinos sublease or incline their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Supranational Across Technology and CryptoLogic Inc.

Anónimo disse...

top [url=http://www.xgambling.org/]casino bonus[/url] hinder the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]realcazinoz.com[/url] free no consign bonus at the leading [url=http://www.baywatchcasino.com/]loose bonus casino
[/url].

Anónimo disse...

Those people who are engaging in money transfer online need to contend with a different land along with various customs. Cash advance loan providers are classified into 2 primary communities that offer lending products to prospective consumers! Payday loans inspire customers to spend some money that they never yet currently have, and consequently, will not have in the future. instant payday loans uk These kinds of schemes give the United Kingdom with cash within the accurate period of your crisis.

Anónimo disse...

You should definitely confront many difficulties and then discover your finance. The gamer supports the adhering to formats--MP3,WAV,e-AAC+,WMA and AMR. With this scenario there are actually fewer consumers because a substantial percentage of a buyers won't be able to get money through standard means. same day loans Overall cost is actually higher No This is an acronym true while you are leasing equipment.