quarta-feira, maio 16, 2007

a personalidade do utero 1

Mulheres bem sucedidas revelam o percurso feito para a conquista

2007/05/16

Pelo menos 18 personalidades femininas moçambicanas de sucesso em várias esferas da vida do país, vão explicar o percurso feito para chegarem aos lugares que actualmente ocupam numa conferência a realizar-se, amanhã de manha, no auditório do Instituto Camões, na cidade de Maputo. ver aqui http://www.imensis.co.mz/news/anmviewer.asp? a=8794&z=15
Ai vai a mulher na procura de adjectivos e amores para inspirar uma luta numa sociedade linchadora. elas são personalidade por que são femininas, na esfera da vida. o que faz delas mulheres de percursos? e não de caminhos? e existem lugares não feitos sem o percurso feminino? e o útero da mukherista e da dumba-nengueira não é feminino?
São personalidades de numa sociedade de consumo e individualizacao de lutas sociais (paralela ao mercado informal). Anos atras faltavam percursos para produzir personalidades femininas motoristas, mecânicas e electricistas num meio social dominado por personalidade femininas dactilografas, secretarias, enfermeiras ( ver Abreu e Salomão 1996), estávamos no radicalismo feminista ou Marxismo- socialismo feminista.
Com estes fenómenos que temos assistido hoje, a fabricacao de percursos de personalidades femininas e a fabricacao de redes de mulheres parlamentares, empresarias, ex-dirigentes, assistimos a um fenómeno social de reprodução de poder e controle numa sociedade de risco capitalista onde o útero urbaniza-se no consumo e no sucesso, a vontade feminina de hoje.

6 comentários:

Bayano Valy disse...

É a globalização dos fenómenos. As sociedades tendem a replicar fenómenos societais que parecem encarnar a luta pelo poder. Eu até nem estou contra. Acho que as mulheres (e os homens) precisam de referências femininas que as inspirem de forma positiva. Se tivessem trazido a Lurdes Mutola, acrescentava-se mais valor ao evento.

Avid disse...

Mulheres...aos poucos encontramos o nosso lugar...
Bjs meus

Bayano Valy disse...

Qual e o vosso lugar diva?

Laurentina disse...

Gosto sempre do que leio por este cantinho simpatico.
Bom fim de semana
Beijão grande

Anónimo disse...

o que sao mulheres bem sucedidas?

mãos disse...

Mano Passei para lhe saudar. Desapareces , sera que ja nao ha chapa 100 para apareceres?

Um abraco