terça-feira, maio 15, 2007

amor de zinco


Falta de iluminação aumenta criminalidade

MAPUTO — O elevado índice de criminalidade que se tem verificado, nos últimos tempos, no bairro Singathela, no município da Matola, província de Maputo, está associado à falta de iluminação e ausência dos agentes da Lei e Ordem naquela zona residencial.
In Tribuna fax, 15/05/07
- Tereza sabes o que la no escuro podemos fazer.

( Manuel com seus ombros altos, era um homem solitário, tinha uma língua presa, falava no pensamento, era pescador de magumba)

- vao arrancar-me os brincos, o muhivi.

( Tereza era apressada, no bairro tinha o nome de tereza-no-deixandar, porque não andava no passo dos homens, ate a saia com sua pressa ficava para trás na boleia do vento)

- Tereza você esqueceu que eu sou empresário, com o peixe de amanha posso te comprar toda banca de brincos no xipamanine.

( Tereza encolheu, estava pequena, perdeu a forca da pressa. A saia largou o vento, era branca e comprida, com uma cruz bordada no lado que cobria o traseiro)

- eu gosto da luz, posso ver teus pés e tua ruga.

( Manuel lançou um olhar a Tereza, porque os seus olhos eram lentos como mar dormente, olhou como uma eternidade, nem a vergonha da tereza teve paixão)

- no escuro é mais tranquilo, vamos ser duas pessoas, teu escuro e meu escuro.

( a voz desfaleceu, Manuel nunca amou ninguém, para ele o amor era uma magumba, existe para ser petiscado)

- e sem luz como vais saber que sou eu Tereza.

( Tereza era filha do pastor João, o mazione do bairro e chefe da policia comunitária, afinal policia também tem que ter poder de maluquecer um malfeitor, assim prometeu pastor João na sua nomeação)

- eu de olhos fechados consigo ver-te, apalpar-te a cruz que tens no traseiro.

( Manuel fechou seus olhos, suas mãos como ondas do mar roçaram Tereza que entretanto distanciou-se de Manuel, como um camelo que começa uma viagem)


excertos para a peca amor de zinco

Sem comentários: