sexta-feira, abril 25, 2008

Ouri pota: ndana ndzoleeeee. Chapa100: ndzoleeee yanga

Hoje o motorista deste chapa100 completa mais um ano de vida. A idade tem seu peso, como qualquer pedaço de coisas úteis, a pedra por exemplo. Eu, tenho o peso dos sentidos difíceis, tão exímios para amar e perscruta-los como o búzio de um mar vermelho. E se o mar é isso então em plena constante amo a vida.
A idade tem o peso da pedra. De um rochedo carinhoso e forte para contemplar as ondas. Engana-se quem da pedra esquiva-se, não há como fugir dela, só podemos ampara-la. Nesta quase agradável noite, numa cidade tranquila e invadida pelo silêncio de um ventre africano, contemplo a sua opulência num sarau melancólico. O ventre devia ter sido a lua que na pedra casou, com olhos grandes de quem admira a exuberancia da vida marinha e que na procura do aroma, de uma orquidea, descobriu as montanhas de rubi.
Os caminhos fazem-se moendo verbos, mesmo quando andamos tão certos de um lugar que conhecemos. Por isso festejamos a idade, como a montanha de rubi, porque estamos cegos no verbo que conduziu-nos a pedra. A minha idade pesa por isso, mas devia ser mais leve, para no mar balouçar e na pedra esquivar. Não, não foi assim. Foi preciso ampara-la, com o peso dos caminhos percorridos e aprender amar a sua opulência. Da idade não se esquiva, ampara-se como o ventre africano, de olhos grandes, que na pedra do ex-miguel bombarda deu a luz. E nasci a 25 de Abril.

11 comentários:

tugas disse...

Mutxutxu banga...mangandorre yanga.
Parabens Chapa 100

chapa100 disse...

mais uma vez obrigado pota.

Nelson disse...

Tarde mas ai vai o meu parabens

Elísio Macamo disse...

parabéns!

Aguiar disse...

Como diz kimdamagna, o amigo açoreano "tarde é o que nunca chega" por isto ca estou eu, desejando-lhe mtas felicidades por mais uma ano de vida, sucessos na sua vida individual e colectiva, desejo-lhe tantas felicidades, qtas as que desejo para mim propria, pois nasci apenas 1 dia depois si Chapa 100, a 26 de Abril. Como boa egoista que sou desejo ainda que este, seja, para si, 1 ano de mta inspiraçao, pois venham dai mais poemas, historias, estorias,storytellings, contos, e, todas as maravilhas a que ,o ser polivalente que habita em si, nos habitou...
Parabens, conte mtos anos de vida.Felizes. mesmo là, onde as contrariedades da vida insistem sorridentes, seja FELIZ.

Júlio Mutisse disse...

Epa J,

Parabéns... ainda tentei poetizar este meu desejo (para condizer com o texto que anuncia a efeméride) mas no fim descobri que podia dizer tudo com um simples PARABÉNS ai está.

Mais anos (os suficientes para viver com a dignidade que todos almejamos)
J Mutisse

chapa100 disse...

caros! nelson, elisio, y.aguiar e mutisse, obrigado pelos parabens e pelo "aviso a navegacao": a idade nao perdoa. mas aqui estamos, como diz o mutisse, o que mais quero e almejar essa dignidade: a dos homens vivos. e para sera que basta insisteir no sorriso, yolanda? prontos nunca tarde diz o nelson, eu tambem penso assim, nunca e tarde para nada, ate para viver. obrigado a voces.

Patricio Langa disse...

Jorge.
O Chapa fez me atrasar.
Parabéns.

Bayano Valy disse...

apanho tarde o chapa? como deves saber andei um pouco afastado da bloguesfera por isso não acompanhei que completavas anos.

many happy returns (gosto desta expressão. me parece melhor que o nosso muitos anos de vida. a inglesa está bem clara: muitos anos de vida cheia de felicidades).

um abração

chapa100 disse...

caros, patricio e bayano, obrigado pelo abracao. bayano andas mesmo ocupado, espero pelo teu regresso breve. patricio ainda estou a dever-te o talk, faco isso proximo mes em maputo.

um abracao a todos

Cremildo Miguel A. Fernando disse...

Olha Pota, eu de verdade não sei quando é que completas anos, ou afora o seu peso, já que pesar significa amar mais o chão, não poderei ter corações para amar teu trabalho, mas, da ponta do meu coração, gostava de ter lhe desejado um feliz aniversário, do tamanho da pedra mais grande que existe no mundo, ou seja do tamanho do maior homem do mundo, seja ele jha ou deus, outros mas o que importa é o peso que lhe existe nas suas entranhas, ai sim, feliz aniversário, não sei qual deles, mas, porque também é de direito ires somando o seu peso, ai lhe vem a minha saudação.

Aquele abraço