quinta-feira, maio 22, 2008

la famba bicha 38


A vizinhança é uma questão social. talvez interessa saber como vivem aqueles que não tem vizinhos, porque a vizinhança representa a partilha não so do espaço geográfico mas também o espaço da percepção e discrição da identidade social/politica. A questão da violência contra estrangeiros na vizinha África do Sul mostra os contornos da vizinhança. O vizinho por mais bom que seja não é e nunca vai ser familia. Existe uma estrutura social que sustenta as relações de vizinhança que difere da estrutura social que sustenta as relações de parentesco – familia. A estratégia para a partilha de riscos econômicos e políticos dentro de uma sociedade requerem uma constante revisão das relações de vizinhança e de parentesco.

O ataque a estrangeiros nos bairros pobres na África do sul poderá ser reflexo de um conflito bem mais profundo entre a esfera econômica e política. O crescimento econômico não é capaz de assegurar o bem estar de muitos sul africanos, estas manifestações de violência poderão ser um sinal de questionamento ao discurso do crescimento econômico – postulado no principio capitalista. E quando a política não é capaz de ser um elemento de reprodução de uma coesão social, num contexto onde o mercado representa uma entidade de risco e complexo , poderemos assistir este tipo de manifestações sociais. então porque os estrangeiros? eu também questiono-me, precisamos de mais perguntas, por favor.

ps -  faz ja umas semanas que falei com o Basilio Muhate, de que o facto de a nossa elite "pegar" o Mugabe como simbolo de luta contra as "forcas" do mercado e da hegemonia politica é perverso, porque desafios desta regiao austral de Africa é bem mais profundo do que sustentar um ditador. dizia na altura de que os deafios para regiao ainda estao por vir: Malawi, Angola, Africa do SUL, isto no mais curto espaco de tempo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Boaaaa Matine

Alo Jorge Interessante a reflexao que fazes sobre a vizinhanca. Este aspecto de vizinhanaca por vezes fica ofuscada com o aspecto estrangeiro

O Estrangeiro e segundo Simmel uma pessoa estranha ao grupo, raca, pais, cidade, o elemento pouco comum que ele apresenta nao pode ser visto numa perspectiva do individuo, mas sim como algo resultante da sua origem que pode ser similar a tantos outros estrangeiros, dai os estrangeiros serem vistos como sujeitos estranhos a um grupo particular. Mesmo que sejas vizinhos es estrangeiro!!!!

A sitauacao vivida pelos mocambicanos e demais pessoas nao nacionais da Africa do Sul mostra/nos claramente que mesmo que o estrangeiro tenha todos os generos de atrativos e perfeicoes, enquanto for visto como estrangeiro nunca sera tido como um elemento local.


O que interessa aqui perceber e que nao simplesmente o elemento raca, visinhanca, que apunhala os estrangeiros na Africa do Sul, visto que estes aspectos apenas significam uma categoria abstrata, mas a maneira como os estrangeiros gesticulam, a sua presenca fisica e habitos linguisticos e culturais sao aspectos que os Sul Africanos levam em conta. Sao os makwerekwere!!!

Quando referes aos aspectos economicos e politicos como a questao que pode estar por detras desta onda de violencia.

A componente economica vista como a incapacidade de conciliacao do discurso de crescimento com a com o bem estar pode simplificar um pouco a coisa. antes do crescimento economico como e que viviam se a situacao era ainda mais dificil.

Por outro lado na questao da coesao social nao consigo perceber de que coesao se trata? so dos sul africanos ou inclues os estangeiros que vivem por la?

Abracos
Rildo Rafael

umBhalane disse...

A meu ver situação é bem mais difícil de resolver, do que explicar.

Comecemos então pelo mais simples – vários Estados da África Austral escolheram um modelo de governação, com algumas variantes, é certo, que falhou rotundamente na URSS/satélites, e China/satélites.

Agravado com a expulsão de elites que corporizavam os conhecimentos, a experiência, o saber fazer coisas.

A que somaram a ditadura política e social, raiz das guerras civis, com o infindável ror de consequências que acarretam - a corrupção, o nepotismo, a incompetência e outros afins.

Os Países passaram a estar fechados, em crise mais ou menos permanente, sem investimentos de quaisquer natureza, mormente nas áreas sociais – educação, saúde, cultura, habitação, alimentação, quanto mais em investimentos de criação de riqueza e bem-estar.

A região tem sido mal gerida – em face dos resultados, agora, alguém ainda tem duvidas?!

Os Países ricos, USA, Canada, Alemanha, Austrália e todos os outros do clube, esforçam-se para atrair investimentos e pessoas qualificadas – massa cinzenta, conhecimentos.

Enviam constantemente embaixadas de charme – colóquios, conferências de imprensa, marketing/publicidade, influências, facilidades, esforços dinâmicos vários.

Os Países da África Austral, salvo honrosas excepções, que fazem?

Absolutamente o contrário.

E a factura chegou. Temo que seja apenas a 1ª, ou seja parcial.

Jonathan McCharty disse...

Alguem por acaso ja viajou pela South African Airways ou ja fez escala num aeroporto sul-africano?
Para eles, ser mocambicano nao significa absolutamente nada, e podem crer que a maior parte deles nao ve quaisquer lacos de irmandade connosco! Pelo que pude comprovar, nos nao passamos de individuos provenientes de um pais "coitadinho", cujos habitantes nao desperdicam a oportunidade de "fugir" para la' a procura de melhores condicoes! Pelo menos foi a essa a impressao com que fiquei apos verificar a hostilidade do tratamento que me era dado! E nao estou a falar de um campones que aparece la' mal vestido e a cheirar catinga! E' antes um profissional qualificado, bem apresentado e de escala, numa rota inter-continental (desculpe a pouca modestia)!Podemos ver o mesmo "desprezo" quando eles vem se deliciar das nossas belas praias, nao se importando com o respeito pelos nacionais,meio-ambiente, etc!
Nos temos que tomar posicoes firmes e vigorosas, se quisermos nos fazer respeitar e sobreviver nesta economia cada vez mais global! Temos que melhorar a nossa "auto-estima" e isso passa por "mostrar a nossa indignacao" quando eventos abominaveis como estes ocorrem nas nossas barbas e podem ter a certeza que, essa atitude manifestamente de querer "tapar o sol com a peneira" dos nossos dirigentes em relacao a esses eventos (zimbabwe, africa do sul) so' vem "cimentar" a nossa posicao de "errantes" aqui na SADC! Mais nao se esta' a fazer, do que defender "comparsas" em detrimento do povo e economia mocambicanos! E' altura do nosso governo revelar uma posicao de firmeza e comecar a ser "accountable" ao seu povo e nao a esses gangster-politicos que proliferam por ai aos "jorros"

Jonathan McCharty disse...

A minha percepcao e' que na questao sul-africana, o "feeling" de que a Africa do sul e' "superior" e os imigrantes provem de paises "coitadinhos" deve estar a ter um peso consideravel na postura xenofobica desse povo!