segunda-feira, setembro 10, 2007

la famba bicha 10


os ultimos 3 meses tem sido uma batalha para manter o blog. mas nao ha razoes para alarmes, assim voltamos nos com o mesmo barulho de sempre. no encontro com os blogistas realizado no SNJ, ficaram tarefas por cumprir. como sempre sao tarefas. faltam elos para poderem rolar, para fugir da linguagem desenvolvimentista de termos de referencia. faltava escalar tres distritos, montepuez, chiure e mandimba, o pais de mim (eduardo white). o chapa100 tem esta obrigatoriedade, visitar os escondidos mundos do metical. so apartir de 26 de setembro voltarei a actividade de docencia, com a obrigatoriedade de escrever, mesmo com xibalo. neste momento aproveitamos esta coisa de trabalho de campo e consultorias para beliscar este pais de norte a sul. como escreveu armando artur somos estrangeiros de nos proprios, nesta terra de algodao e oiro ( raul Honwana).
nesta corrida pelo pais tres coisas destacam nosso pais: as bichas do BIM, A rede da telefonia movel que brinca ao esconde-espreita-esconde e liga-mais-tarde, os camionistas de madeira assaltando os distritos e amontoando madeira nos postos de controle.
gostaria de pedir ajuda aqui dos confrades blogistas, em especial ao ilidio macia, que direito tem uma empresa em fazer o pagamento do meu salario atraves do BIM? eu como trabalhador tenho o direiro de escolher a forma de pagamento do meu salario pelo trabalho realizado? posso escolher o banco que quero? quem paga pelas horas que dispenso nas bichas do BIM? como posso justificar uma falta ou atraso ao local trabalho devido ao tempo perdido na bicha do BIM para levantar meu ordenado? os prejuizos decorrentes do atraso na transferencia bancaria para fechar um negocio quem assume, o banco ou a bicha?
na cidade de XAI-XAI os pacientes pediam que eu interviesse na farmacia para obter vale, para levantar medicamentos, porque nao conseguiam levantar metical no banco. recebiamos casos de desmaios e mal estar de pessoas devido a longa bicha debaixo de sol. de quem e a responsabilizacao por isso?

7 comentários:

Elísio Macamo disse...

o bim é para esquecer, símbolo de uma modernidade perversa. em todo o mundo os atm facilitam a vida das pessoas. o que ainda me mantém ligado ao bim é a simpatia do pessoal que está na dependência da uem.

mãos disse...

Boa pergunta quem paga pelas horas que dispenso nas bichas do BIM? Claro que ninguém e o pior de tudo as bichas são longas e não pelo menos um assento para os idosos, doentes... e pergunto eu quem paga o CHAPA100 dos trabalhadores que dum BIM para outro procuram o ATM com dinheiro...

Quanto a escolha do banco a pagar os trabalhadores, acho que há aqui a questão de comissões...

chapa100 disse...

professor macamo! essa coisa perversa nao tem limites, ate o xitique que os bancos de micro credito tentam combater, ultrapassa de longe a prontidao do bim.

pota sobre o olhar impavido da autoridade reguladora, as bichas fazem nossa vida. e dizes bem quem paga por isso? o governador do BM sai em comerciais do BIm inaugurando balcoes na periferia e distritos de maputo.

um dia gostaria de escrever sobre os desafios da politica mocambicana no contexto de expandir a qualidade de vida e nao combater a pobreza absoluta. os bancos sao obrigados politicamente a entrar no distrito para combater a pobreza e nao aumentar capacidade de produzir a qualidade de vida ( diferente deste vontade quase que obscena de falar de empreendedor e producao de riqueza). nao se combate pobreza sem olhar para questoes estruturais de escolha e oportunidades.

Eugénio Chimbutane disse...

Caro Chapa100, também tenho a mesma inquietação. Veja minha postagem sobre "a pobreza do nosso desenvolvimento: os bancos" www.proeconomia.blogspot.com. O assunto é grave. Receber salário via banco, é quase que obrigatório nas empresas, por razões relacionadas à optimização dos processos de gestão. Mas o que podes fazer é pedir a sua empresa transferir o seu salário para um banco à sua escolha, isso é possível em algumas, mas vais receber um pouco mais tarde em relação aos trabalhadores que recebem via banco escolhido pela empresa. Mas mesmo mudando do BIM, as alternativas que temos não são muito diferentes, algumas são piores. O problema do papel dos bancos na economia e no bem estar da sociedade deve ser debatido como um problema do país e não como dum banco isoladamente.

ilídio macia disse...

Caro chapa, bom debate. Desculpe-me pelo atraso. Ora bem: A lei do trabalho estabelece, no artigo 53 a forma, o lugar e modo de remuneração. O nº 3 deste artigo, estavelece que os pagamentos efectuam-se directamente ao trabalhador em moeda que tenha curso legal no País ou através de transferência ou cheque bancário. Ora, como se vê, a lei não diz que o trabalhador tem que ser pago necessariamente por trtansferência bancária. Havendo estes constrangimentos que o Bim nosd "oferece", então o trabalhador tem a liberdade de solicitar que a sua empresa faça pagamento por cheque bancário. Na prática isto pode ser difícil...Não sei se consegui responder devidamente.

ilídio macia disse...

"como posso justificar uma falta ou atraso ao local trabalho devido ao tempo perdido na bicha do BIM para levantar meu ordenado?" Em caso de urgência, o trabalhador pode pedir dispensa para levantar o seu ordenado. E, sendo ess o caso pode levantá-lo fora das horas de trabalho...

chapa100 disse...

obrigado pelas vossas contribuicoes chimbutane e ilidio. o facto do BIm ser o banco com mais balcoes em mocambique nao da outras alternativas para empresas mocambicanas. o pacote de servicos que o BIm oferece, relacionados com sua cobertura, e o marketing da propalada modernidade vai engolindo ate ao mais atento.