terça-feira, março 06, 2007

retractos do sonho

Ia Basta – retractos do sonho!

A nhamundwa mathe


O que se pode pintar no rosto de um homem? A vida.
Quando não mais podemos chorar, falar, sorrir, resta-nos o que no homem sempre habitou, a arte, o pedaço que não foge ao olhar e ao silêncio.

A pintura empresta ao homem a palavra muda mas certa para dizer Já Basta., porque “a arte é eternamente livre” escreveu kandinsky.
Já Basta! mostra que a pintura deve ser livre, servir os homens. Retractar a exuberância da alegria, da miséria. da tristeza , da beleza, dos números, do sonho.
Mas é no sonho que reside esta pintura. No sonho do rosto que deve-se retractar, emprestar-se às fantasias do real, e medir na tela a liberdade do mundo.
A cada traço percorre-se o limite do interior , a sensoriedade do dialogo entre o sonho e o real. E ai reside o homem do rosto, que lhe faltam olhos para contemplar-se a si próprio.
Muitas vezes negamos a liberdade da pintura, talvez porque ela se retracta com retratos, e não com rostos. Nhamundwa, perscruta a vontade da liberdade, que ‘e mais que um retracto, onde o sonho se exorciza e Nhamundwa excede-lhe o sentido.

3 comentários:

david santos disse...

Olá!
Totalmente de acordo. Aliás, a pintura mostra-nos realiadades. Embora lhe queiramos chamar magia, muito embora ela a tenha, mas pela sua belesa, nada mais. A pintura retata algo.
Parabéns

chapa100 disse...

e tudo que é magico na arte se expressa e na arte se destroi. obrigado pelo comentario david.

mãos disse...

Com pinceis, bisnagas e telas, os artistas plásticos fazem da sua arte uma terapia para nossa alma. A mistura das Cores faz da nossa vista uma poesia dos olhos.

Um abraco
Pota