quarta-feira, setembro 13, 2006

Janela I

O segredo do silêncio.

Esta na memória do tempo. Numa cadeira que balança ao vento. Como uma pena que foge a uma galinha. Ai reside o silêncio, na pena. Mas desde quando que o segredo tem silencio? Era uma porta. Coberta de vermelho. Parecia de madeira de pau-preto. Não tinha fechadura. Tinha um arame, comprido, do tamanho do quarto. A janela era de papel. Cartolina. Com escritas da tesco. No tecto não havia luz. Havia candeeiro, com sinaleiros do vento. A cama, redonda como a lua cheia, do tamanho do quarto. De quartos pequenos. Para homens pequenos. E o silêncio vivia assim. A porta era a nossa vida, entre o mundo que vivíamos e o silencio que nos guiava. Maria de Musila vivia assim, na fronteira da porta. Noites longas ela falava da vida, da porta que não a faz amar. Assim ela sonhava na cama redonda. O silêncio tinha seu lugar, no travesseiro, as vezes na lâmpada, pendurada nas teias. Baloiçava, ao vento, na janela aberta. Porque ter uma porta se o que separava o amor dela era o silencio do quarto e o barulho da rua? Pensava Maria. Porque uma porta pode ser tão cruel. Cruel não era a palavra que Maria podia falar dela. Não sabia o seu significado, era analfabeta. Sabia pouco de verbo. Porque saber ler se os homens que sabiam ler nao eram românticos. Escreviam cartas de amor que nem ela nem a Marta sua amiga professora podia entender. Melhor ler o silêncio, dizia Maria Musila. A porta era muito leve quando fazia vento. Batia. Como a palma da Maria Musila para chamar a marta. Da marta não sabíamos muito. Sabíamos que ela era linda, um violino como diziam os rapazes da padaria. Éramos vizinhos da porta. Sentávamos ao por do sol. Ela esperava, Maria musila minguava. Assim era todos os anos. Muitos anos. Dizem 50 anos

3 comentários:

Anónimo disse...

sabs mano...nao vejo a hora de pormos o projecto on...o meu puto dixe k ia correr...mas tu sabs comé...gramo dos teus textos...bem antes dos abutres do amor...e por falar em abutres do amor...preciso rever minha vida pah...fui espreitar akela janela kebrada pelas pedras mundanas, olhares indiscretos comtemplavam me como se eu ainda tivesses forxas para multiplicar paes e peixes...curar paraplegicos...hehehe o tempo paxa e eu ja nao tenho tempo pa fazer milagres manos...a vida ta cara...Elli Elli lama sabactani...so precisava duma luz...e por falar em luz...deixa-me esconder, vem ai uns bufos...e esta minha vida,este meu vicio inda da cabo de mim...mas a janela era imunda pah, naeseabunda tambem...mas o meu caralho ja nao me pertencia...ops!nao puz o preservativo...mas hey tu...onde vais, anda ca wena pah...Tus Tas Ta Vir...ja Te Vieste Tu,...keres Mais paga...fooogo...exa gaja pensa oké...tenho 200usd eu...cabra de merda...mas...pelo menos amanha tenho de ver se vou trabalhar...a minha maezinha ta preocupada com meu comportamento...
vou mudar ate ao proximo duplo...ate a proxima GANJA...bem haja 8 anos com a cabexa no ar, bem haja 25 anos contrariando a estatistica.
SOU UM VENCEDOR...perdoe-me por esse orgasmo de palavras...e por falar em orgasmo...823544*****...alo...alo...come fofa..tudo bem ctgo...calma la nao desliga...tu sabs come...eu nakele dia tava um pouco deprimido pah...mas gramo de ti...yah..yah...olha vou paxar da tua casa...desta é serio...juro...yah ja tou grande...sim sim...porque nao...tambem ja tava a pensar em casar...ok ate logo.Hehehe...tas a viajar

Nachingweya Apologista duma Vida Banal

Anónimo disse...

sabs mano...nao vejo a hora de pormos o projecto on...o meu puto dixe k ia correr...mas tu sabs comé...gramo dos teus textos...bem antes dos abutres do amor...e por falar em abutres do amor...preciso rever minha vida pah...fui espreitar akela janela kebrada pelas pedras mundanas, olhares indiscretos comtemplavam me como se eu ainda tivesses forxas para multiplicar paes e peixes...curar paraplegicos...hehehe o tempo paxa e eu ja nao tenho tempo pa fazer milagres manos...a vida ta cara...Elli Elli lama sabactani...so precisava duma luz...e por falar em luz...deixa-me esconder, vem ai uns bufos...e esta minha vida,este meu vicio inda da cabo de mim...mas a janela era imunda pah, naeseabunda tambem...mas o meu caralho ja nao me pertencia...ops!nao puz o preservativo...mas hey tu...onde vais, anda ca wena pah...Tus Tas Ta Vir...ja Te Vieste Tu,...keres Mais paga...fooogo...exa gaja pensa oké...tenho 200usd eu...cabra de merda...mas...pelo menos amanha tenho de ver se vou trabalhar...a minha maezinha ta preocupada com meu comportamento...
vou mudar ate ao proximo duplo...ate a proxima GANJA...bem haja 8 anos com a cabexa no ar, bem haja 25 anos contrariando a estatistica.
SOU UM VENCEDOR...perdoe-me por esse orgasmo de palavras...e por falar em orgasmo...823544*****...alo...alo...come fofa..tudo bem ctgo...calma la nao desliga...tu sabs come...eu nakele dia tava um pouco deprimido pah...mas gramo de ti...yah..yah...olha vou paxar da tua casa...desta é serio...juro...yah ja tou grande...sim sim...porque nao...tambem ja tava a pensar em casar...ok ate logo.Hehehe...tas a viajar

Nachingweya Apologista duma Vida Banal

Anónimo disse...

ta maluco...se fumou bebe agua para nadar e nao voar, wena pa?